Mais do que uma medida estética, a limpeza de seu carro está ligada à boa manutenção. Siga as dicas:
- Fezes de pássaros, chuva ácida e até poeira podem causar marcas na pintura que não saem mais. Daí a importância de manter o carro sempre limpo por fora. Quando essas coisas acontecerem, mande limpar imediatamente.
- A lavagem deve ser com sabão neutro e, no máximo, cera. Fuja de quem oferece outros tratamentos mirabolantes.
- Mantenha as rodas sempre limpas. Cachorros são atraídos por elas para fazer xixi, o que chama outros cães e, aos poucos, a acidez pode deteriorá-las. Mantenha os bichos longe do carro.
- Em regiões com muitos lagos, é comum que o veículo seja afetado por libélulas. Isso mesmo. Especialistas dizem que elas confundem o carro com a água e depositam nele seus ovos, que acabam prejudicando a pintura.
- Quem mora no litoral deve ter cuidado redobrado com o automóvel, pois a maresia faz com que o carro se deteriore mais rapidamente. O segredo é mantê-lo sempre limpo.
- Desligue o ar-condicionado três minutos antes de chegar ao destino. Isso faz com que a umidade no sistema seja retirada, evitando a proliferação de fungos e bactérias.
- Faça sempre uma limpeza por dentro do carro. Restos de alimentos, por exemplo, podem atrair insetos e outros bichos indesejáveis.
Fonte: Uol